Primavera! Chegou a estação das flores no hemisfério norte, um dos melhores períodos para viajar pela Europa! Entre abril e junho o clima começa a ficar mais ameno, as ruas das cidades ficam mais coloridas, as pessoas saem mais de casa. O clima é convidativo para passear e conhecer lugares novos e marca o comecinho da alta temporada, mas os preços dos hotéis e passagens ainda são inferiores aos do verão – uma vantagem prática que torna ainda mais especial a oportunidade de viajar na primavera
A França é o país que mais recebe turistas no mundo e Paris é um destino clássico na primavera, especialmente para os românticos. A cidade fica ainda mais encantadora e efervescente: os parisienses ocupam ruas, praças, parques, cafés – que colocam as mesas do lado de fora. Temos aqui três dicas estratégicas, especiais sobre como se locomover de maneira prática, ao ar livre, curtindo ainda mais a primavera parisiense:
1. Nada como uma boa caminhada…
Por que não fazer do meio um fim em si? Caminhar te permitirá observar cada detalhe e viver melhor a atmosfera da cidade – de forma mais econômica e até mais saudável. O segredo é fazer um bom roteiro com antecedência e dar aquela “estudada” nele. Você pode escolher os principais locais que deseja visitar e agrupá-los geograficamente, em áreas por onde possa locomover-se a pé – ou de bicicleta. Organizar-se bem é a chave para aproveitar ao máximo qualquer viagem, sem gastar tanta energia preocupando-se em como chegar nos locais ou passar tempo dependendo de celulares ou mapa. Caminhar é a melhor forma de conhecer a cidade – e ficar à vontade nela – além de aproveitar melhor o clima ameno da primavera!
2. Que tal um alugar uma bicicleta?
Paris é perfeita para circular de bicicleta – graças ao relevo e à sua excelente ciclovia. Nos últimos dez anos a cidade vem se tornando cada vez mais bike-friendly, e a primavera com certeza é a melhor estação para se pedalar. A prefeitura mantém um serviço de aluguel de bicletas chamado Vélib, que já é bastante utilizado pelos moradores e também vem conquistando os turistas curiosos. É um sistema que oferece bicicletas em “pontos de serviço” (ou estações) espalhados pela cidade, 24 horas por dia. O tempo máximo de permanência com cada bicicleta é de meia-hora e você pode comprar bilhetes diários ou semanais, nas próprias estações e pela internet.
3. Vá de barco!
O barco é mais uma alternativa super romântica de locomoção – ainda mais na primavera – por ser mais contemplativa que as anteriores. Os charmosos Bateaux Mouches são embarcações desenhadas especificamente como plataforma de visita turística – perfeitos para se sentar e observar diversos pontos turísticos e belas paisagens enquanto se desliza no rio Sena numa manhã de primavera. O passeio ainda oferece um ângulo interessante para conhecer as belíssimas pontes da Cidade Luz, como as famosas Alexandre III, Bir-Hakeim ou a Ponte das Artes – com seus milhares de cadeados. Você ainda pode aproveitar o fluxo para conhecer as ilhas fluviais do Sena, a Île de la Cité, onde fica a famosa Catedral de Notre-Dame, e a Île St-Louis, onde fica a sorveteria Berthillon, a mais tradicional de Paris – que na primavera já começa a ficar sempre cheia de turistas e parisienses.