A Ilha da Cidade (Île de la Cité) é uma das duas ilhas que se encontram sobre o Rio Sena, no coração de Paris. O local é um importante ponto de interesse, visto que engloba em seu território importantes monumentos históricos que são conhecidos cartões postais da França. A Île de la Cité é também conhecida como marco-zero da França, por sua importância histórica na expansão de Paris entre os séculos X e XI. O também centro administrativo de Paris, Île de la Cité é parada obrigatória para os turistas que desejam conhecer por completo os monumentos históricos que representam a cidade.
A famosa Catedral de Notre Dame, construída entre os anos de 1100 e 1200 é um monumento arquitetônico mundialmente conhecido por sua esplêndida beleza representada através da detalhada fachada rica em detalhes. Esculturas e vitrais monumentais, realizados com técnica e delicadeza agregam de forma única a beleza impecável do lugar. A rosácea em vitral encontrada em uma de suas fachadas é uma das mais conhecidas obras representativas desta arte pelo mundo.
Além de Notre Dame, a Île de la Cité abriga mais um monumento religioso marcante e repleto de história em sua área, a Sainte-Chapelle. A magnífica catedral gótica que atrai milhares de turistas em Paris, Sainte-Chapelle, foi construída no século XIII e abriga um surpreendente conjunto de vitrais que colorem seu interior durante o dia, tornando a atmosfera no local ainda mais impressionante.
A Île de la Cité como sede administrativa de Paris, abriga também Palais de Justice (Palácio de Justiça) francês, um importante marco arquitetônico histórico da França, que em seus 800 anos de existência representou a resistência francesa perante períodos de guerra e conflitos nacionais.
Outro importante ponto de interesse parisiense situado em Île de da Cité é o Conciergerie, conhecido também como Palácio da Cidade. Sua bela e antiga edificação já sediou o poder real francês e representou diferentes papéis ao longo da história, tendo sido também utilizada como prisão e masmorra, atualmente encontra-se aberta para visitação e abriga um museu recheado de elementos que contam muito a respeito da cultura e história da França.