Girona, é conhecida por ser a capital da província da Catalunha na Espanha, e por seu centro histórico destino de férias por suas ruas medievais que proporcionam uma viagem ao passado e aquecem o turismo. Mas o que provavelmente você não sabe, é que a cidade não dá dicas de que está no roteiro culinário mundial. Eleito o melhor restaurante do mundo, o El Celler de Can Roca atrai todos os holofotes para si ao promover aos visitantes uma refeição memorável.
Para os amantes da gastronomia e da alta cozinha, o restaurante é uma explosão de sentidos que oferece à risca o conceito de impecável aos seus clientes. O El Celler de Can Roca já alcançou a posição de melhor restaurante do mundo por dois anos seguidos, voltando esse ano para o segundo lugar, disputando o pódio com o aclamado dinamarquês Noma.
Aberto em 1986 pelos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca, era situado a princípio perto do Can Roca, restaurante de seus pais, mas então mudou se em 2007 para o local atual, onde já foi até destino de celebridades. Cada irmão desempenha uma importante tarefa, Joan, o mais velho é o chef. Josep desempenha a função de sommelier e assina a harmonização dos pratos, e já Jordi, é o pâtissier, uma espécie de confeiteiro especializado nas sobremesas.
Desde a fachada à organização interna, tudo é agradável e cuidadosamente requintado. Na cozinha, equipamentos sofisticados dividem espaço com fogo e brasa, e o pratos servidos são uma mistura da comida originalmente catalã com a distinção dos chefs que fazem jus aos títulos de melhor do mundo já recebidos.
Na chegada, os convidados são recebidos por um dos Irmãos Roca, que conduzem a uma visita pela cozinha do restaurante. Tudo é minucioso e encantador no estabelecimento, e é claro, é necessário fazer uma reserva caso esteja pensando em visita-lo. As reservas abrem com onze meses de antecedência e se esgotam rapidamente.