A cidade francesa de Colmar fica na região de Alsácia, na França. Já foi chamada de Kolmar, no período em que a região pertencia à Alemanha, já pertenceu também aos suecos no século XVII. A cidade possui cerca de 67 mil pessoas, foi fundada no século IX e tem muita história pra contar. Você vai se surpreender com o aspecto romântico e a arquitetura alemã dos prédios e casas na cidade.
Colmar é uma das maiores cidades da Alsácia e a maioria de suas atrações turísticas se encontram no centro da cidade. Um passeio de algumas horas pode ser o suficiente para conhecer os pontos mais visitados da cidade. O local faz uma pequena alusão à Veneza, muitos canais correm através da cidade e é possível fazer passeios de barco com duração de meia hora. Sobretudo na primavera, as águas dos canais são invadidas por um show de cores, proveniente do reflexo das casinhas coloridas e suas janelas repletas de flores.
A cidade faz parte da Route Des Vins d’Alsace (Rota do Vinho da Alsácia), o que torna o movimento maior entre os meses de abril e outubro, quando os visitantes têm a oportunidade de desfrutar ainda mais da atmosfera amigável e encantadora da região, apreciando a paisagem repleta de vinhedos, e é claro, degustando os vinhos especiais da região.
Outra atração da cidade é o Museu Bartholdi, que é a casa onde viveu o ilustre escultor Auguste Bartholdi (1834 – 1904) que criou os famosos monumentos da Estátua da Liberdade e do Leão de Belfort. No museu você poderá visitar quartos que abrigam modelos de seus monumentos, móveis originais da família, sua coleção de arte e exposições temporárias. O museu funciona de 10hs às 12hs e das 14hs às 18hs.
Na primavera há também inúmeras feiras de produtos artesanais regionais e comidas típicas. A Igreja de San Martin também é uma encantadora atração da cidade som sua belíssima arquitetura gótica. Vale a pena também visitar a Maison dês Tetes (Casa das cabeças), um edifício do renascimento alemão construído em 1609 pelo lojista Anton Burger e projetado por Albet Schmidt, o local possui esse nome devido as 106 cabeças e máscaras grotescas que decoram sua fachada, que também está decorada com uma estátua feita por Bartholdi.
Conheça mais sobre esta encantadora cidade no site dedicado ao turismo de Colmar: https://www.tourisme-colmar.com/en/ e não deixe de visitar este lugar apaixonante.