Seja você um amante das artes ou não, um roteiro pelas casas de pintores famosos pela Europa pode lhe proorcionar um passeio bem interessante e diferenciado. Você vai aprender e se surpreender com a viagem histórica e cultural que pode fazer simplsmente visitando os locais onde viveram, criaram suas grandes obras e inspiraram grandes artistas.
A casa de Claude Monet, em Giverny – França
Monet viveu na cidade de Giverny por 43 anos e visitar sua casa também é como dar um passeio dentro das obras do artista. Os grandes jardins da casa foram projetados pelo pintor e aparecem em algumas de suas obras. È um local excepcional, sobretudo na primavera. O horário para visitação é das 9:30 às 18:00 todos os dias.
A casa de Van Gogh, em Auvers-sur-Oise – França
Auberge Ravoux é o noe da pousada em que o pintor morou e hoje é conhecida como A casa de Van Gogh, situada há apenas 30 km de Paris o local possui um pequeno museu e sua principal atração é o quarto 5, onde Van Gogh viveu por cerca de 2 meses. O local conserva os móveis originais e o aspecto de simplicidade e obscuriedade no qual o pintor viveu durante sua estadia no local. O local está abero à visitação entre as 10 e às 18 horas, de quarta a domingo nos meses de março à outubro.
A casa de Kandinsky, em Murnau – Alemanha
Trata-se da casa onde viveu Kandinsky durante os verões nos anos de 1909 à 1914 com a então amante, a pintora expressionista Gabriele Munter. Na casa eles receberam vários artistas vanguardistas como Franz Marc e Arnold Schonberg. Após a separação dos dois em 1914, Kandinsky se muda para Moscou e Munter volta a viver na casa entre 1920 e 1962. A casa abriga os móveis originais e inúmeras obras de Munter, fotografias de artistas e paredes pintadas por Kandinsky. A casa pode ser visitada entre terça e domingo, das 14 às 17 horas.
A casa de Renoir, em Cagnes-sur-Mer – França
A casa onde Pierre-Auguste Renoir passou seus últimos anos de vida é repleta de jardins e pomares que inspiraram muitas obras do artista. Lá você vai se apaixonar pelas obras, fotos e objetos pessoais do pintor impressionista que continuam no local. O horário de visitação é de 10 às 12 horas de julho a setembro e de 10 às 17 horas de outubro à junho.
A casa de Picasso, em Aix-en-Provence – França
Em 2009 o Castelo de Vauvenargues, onde Picasso viveu em 195 e 1961, passou a ser aberto ao público. O local foi escolhido pelo artista na época para fugir da agitação da cidade, e lá ele criou inúmeras obras, como o retrato de Jacqueline de Vauvenargues, sua então esposa. É na entrada do castelo que estão enterrados seu corpo e o de Jacqueline. As visitas podem ser agendadas através do site: http://www.picasso-aix2009.com