019 9235 0867 Clique e fale com um de nossos agentes

Como começou o sonho olímpico brasileiro?

OlimpiadasO dia 2 de outubro de 2009 foi uma data histórica para o esporte brasileiro. Foi neste dia que a candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos convenceu a maioria do eleitorado do Comitê Olímpico Internacional (COI). Quer saber um pouco mais sobre como o Rio se organizou para receber os jogos? Confira:

Background

Se engana quem pensa que o sonho brasileiro de sediar uma Olimpíada de verão é novo. Há tempos o país tentava alavancar uma candidatura consistente o suficiente para competir a pé de igualdade com as grandes metrópoles mundiais, sobretudo da América do Norte e da Europa. O país até bateu na trave na tentativa de receber os Jogos de 2012, mas foi eliminado nas fases iniciais da disputa. Na ocasião as Olimpíadas ficaram com Londres.

Logo após a derrota na disputa por 2012, os organizadores brasileiros não tiveram tempo a perder e foram logo tratando de corrigir as imperfeições no projeto para apresentar uma proposta melhor com vistas na disputa de 2016. Em 2007 o Rio oficializou o interesse em receber as Olimpíadas. A capital fluminense tinha pela frente adversários como Madrid, Chicago, Tóquio, Doha, Praga e Baku.

O projeto do Rio recebeu nota 6,4 do COI, que exige no mínimo 6 pontos para confirmar a candidatura (na disputa para 2012 o Rio terminou com 5,1). Sendo assim, o Rio era oficialmente candidata aos Jogos, ao lado de Chicago, Madrid e Tóquio. Praga, Baku e Doha deram adeus à disputa. No caso da capital do Catar, a cidade até conseguiu mais de 6 pontos de nota, mas com um projeto que previa a realização dos jogos fora do período tradicional foi eliminada.

A votação das Olimpíadas

O Rio de Janeiro chegava para a sessão do COI em Copenhague, na Dinamarca, sem favoritismo. Ao lado de Chicago a cidade aparecia como zebra. Tóquio e Madrid disputavam todos os holofotes com o favoritismo.

Logo na primeira rodada de votação, deu o previsto. Chicago teve menos votos e foi eliminada. Tudo dava a entender que o Rio era a próxima, mas então uma surpresa aconteceu em Copenhague. Na segunda rodada de votações a favoritíssima Tóquio recebeu menos votos que Rio e Madrid e estava eliminada. Era um banho de água fria no impecável projet japonês e um sopro de esperança para os cariocas.

A última rodada de votações guardava pura emoção. Ninguém arriscava apostar em quem seria a grande vencedora. Embora Madrid aparecesse com um projeto mais elogiado e despontasse como favorita, o Rio tinha eliminado, até ali, americanos e japoneses. Foi então que o resultado final veio a público. Em Copenhague, 66 votos para o Rio de Janeiro contra 32 para os espanhóis. Festa! Era a primeira vez que o Brasil e toda a América do Sul recebiam os Jogos Olímpicos.

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *