O órgão responsável pelo turismo na cidade de Buenos Aires, Argentina, deu início a uma nova rota turística na cidade. Um passeio guiado pelo bairro de Flores, onde nasceu e cresceu Jorge Bergoglio, o Papa Francisco.
A decisão de dar início às visitas pela vizinhança começou após a cidade de Buenos Aires registrar um aumento no número de turistas que visitam a capital argentina em busca de mais informações sobre o passado do Papa.
O roteiro
O passeio é realizado toda quinta-feira às 15 horas. A jornada em busca das origens do sumo pontífice já começa em uma atração. Os turistas se reúnem na basílica de San José de Flores, igreja frequentada pela família Bergoglio e que deu início ao sacerdócio do então jovem de classe média argentino. Foi nesse local que, na década de 1950, antes dos 20 anos, o jovem Jorge decidiu seguir o caminho do sacerdócio. A igreja fica em um belo edifício de estilo neoclássico do século XIX, bem no meio do bairro de Flores. É famosa por seu enorme espaço interno.
Partindo da igreja, os turistas tem a oportunidade de visitar outros locais no bairro. Nada muito luxuoso, mas com muita significação para quem busca o turismo religioso. Os turistas podem ver as duas casas onde Jorge viveu no bairro, além de praças e espaços onde quando criança brincou. O guia turístico do passeio também é especializado e pronto para responder perguntas dos turistas, como “o Papa já teve namoradas?”.
A expectativa é que o passeio completo pelo bairro de Flores dure não mais que três horas. Durante a visita os turistas tem a oportunidade de parar e tirar fotos.
O bairro de Flores
Flores não é um bairro nobre de Buenos Aires. É uma vizinhança de classe média, habitada no início por imigrantes e trabalhadores. Flores nunca teve vocação turística e isso se reflete na simplicidade dos locais visitados. Tudo começou a mudar com a eleição de Francisco como Papa em 2013. A partir daí muitos turistas começaram a buscar por passeios na região.