Os rios na Europa eram antigamente o maior meio de comunicação comércio-portuário entre os países europeus, sendo a conexão entre países, formando belas paisagens e ajudando a delimitar territórios. Alguns deles já foram usados para que países vizinhos invadissem fronteiras e declarassem guerras, outros.
A Europa é um continente de grandes planícies fluviais, com grandes lagos e rios percorrendo grandes capitais europeias. Atualmente muitos rios podem ser percorridos por turistas através de cruzeiros e passeios em barcos alugados, permitindo que o viajante vislumbre as mais belas paisagens de um ângulo sem igual.
Conheça agora alguns do principais rios da Europa e sua importância:
1. Rio Tâmisa
O rio que passa por Londres, e Oxford, sendo atravessado por 114 pontes, entre elas a Tower Bridge e a Ponte de Londres, possui 346 km de extensão e já foi conhecido como o rio fedorento em 1858, episódio de sua história quando sua insuportável odor O episódio fez com que fosse criadas estações de tratamento para o rio que abriga hoje 121 espécies de peixes.
2. Rio Sena
O rio que possui extensão de 776 km é propriedade de Paris desde 1864, é palco de curiosos acontecimentos como ser o local onde foram atiradas as cinzas de Joana d’Arc, ter sediado as provas olímpicas de natação, remo e polo aquático em 1900 e sediar desde 2002 o evento Paris-Plage, onde turistas invadem as margens do rio que são pavimentadas e recebem instalações para o lazer dos banhistas. São muito comuns os passeios turísticos de barco pelo rio usando-se os famosos barcos moscas.
3. Rio Reno
O rio atravessa o continente europeu de norte a sul, possui 1.233 km de extensão e entre 14.000 e 17.000 anos de idade. Nasce nos Alpes suíços e passa por 6 países: Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha e França. Durante o Império Romano, foi usado como barreira natural contra ataques bárbaros, mais tarde foi um dos berços da revolução industrial e inspiração para a sinfonia n° 3 do compositor Robert Schumann (1810-1856), intitulada Renish.
4. Rio Danúbio
Com 2. 860 km de extensão, é o segundo rio mais longo da Europa, perdendo apenas para o Rio Volga. O rio constitui Fronteira natural de 10 países, passando por Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia e Montenegro, Romênia e Bulgária, chegando até as fronteiras da Ucrânia. O rio já foi o alvo de muitas invasões em suas margens no passado, por latinos de origem eslava, romana e romena. Hoje em dia os turistas tem a possibilidade de percorrer o rio através de cruzeiros.
5. Rio Volga
O mais longo rio do continente europeu possui 3.688 km de extensão e nasce no planalto de Vadal, na Rússia. Seus canais interligam os mares Branco, Báltico, Negro, Azov e Cáspio, desaguando neste último. O rio é importante para a pesca, irrigação e comércios locais russos. Serus desníveis são utilizados para a geração de energia elétrica. Cruzeiros levam os turistas de Moscovo ao Mar Cáspio.
6. Ródano
Este importante rio europeu possui 812 km de extensão, nascendo na Suíça e terminando seu curso na França. Historicamente, o rio foi importante na comunicação e conexão entre as culturas celtas e greco-romanas. Em 1948, o governo francês construiu uma série de barragens e cortes nos canais do rio para facilitar a navegação e prestar parte do fornecimento de energia no país através de usinas alimentadas pelo rio.