Ilha localizada a cerca de 200km da Grécia continental, Santorini – chamada oficialmente de Tira – compõe parte do pequeno arquipélago das Ilhas Cíclades. O arquipélago de Santorini é hoje um vestígio de uma grande erupção vulcânica que ocorreu aproximadamente em 1650 a.C.
Dentre muitos outros arquipélagos turísticos gregos, Santorini se destaca por sua beleza natural exuberante misturada à arquitetura charmosa e acolhedora típica da região.
Para chegar a Santorini, é preciso viajar cerca de 5 horas de barco – ou 9 horas de ferryboat. Há ainda a opção de ir de avião e desembarcar no aeroporto internacional da ilha. A viagem de avião de Atenas à Santorini leva cerca de 40 minutos.
Conheça seus famosos povoados!
A ilha divide-se em povoados. Para circular entre eles, há a opção de alugar um carro, quadriciclo ou scooter, usar uma bicicleta – porém vale ter em mente que há muitas ladeiras – ou explorar o local a pé. Existe também a opção de usar o transporte público. Circular de ônibus, porém, pode requerer que você faça muitas baldeações para determinados destinos.
Um dos mais famosos povoados de Santorini é Óia. A paisagem deslumbrante associada à arquitetura charmosa do local é o cenário perfeito para um romance. Óia oferece o pôr-do-sol mais bonito da ilha. A vila conta com opções de restaurantes, lojinhas e hotéis para todos os gostos e bolsos.
Há ainda a vila Fira, capital da ilha. É o povoado mais movimentado, onde concentram-se os ônibus que vão para outros vilarejos de Santorini, além de contar com uma enorme variedade de bares, cafés, restaurantes e lojas.
Em relação à gastronomia, é possível degustar frutos do mar, saladas, risotos, a tradicional Moussaka (espécie de lasanha grega composta por carne de cordeiro, berinjela e outros ingredientes característicos da região) e o famoso Gyros (churrasco grego servido dentro de um pão pita).
As opções de passeios não se restringem às praias. Santorini possui um museu arqueológico onde é possível ver estátuas e vasos em excelente estado de conservação. Há ainda o museu pré-histórico de Fira, onde encontram-se objetos que datam de mais de 3000 a.C.
Paraíso particular
A ilha conta ainda com praias famosas. A Red Beach é uma praia que, como já nos diz o seu nome, fica aos pés de uma rocha avermelhada. Há ainda a praia de Kamari, cujo solo é composto de pequenas pedras escuras. Aqueles que procuram por um programa diferente podem visitar a praia de Vlychada, opção nudista da região!
Santorini é, definitivamente, um pequeno paraíso que não deve deixar de ser visitado por quem vai à Grécia.