Stavanger: um destino certo para conhecer a Noruega

Stavanger é uma região fascinante na costa sul da Noruega. As origens da cidade, que hoje é a terceira maior do país, remetem à construção da sua catedral,  no início de 1125.  A Região de Stavanger destaca-se pela beleza do panorama, com paisagens naturais de tirar o fôlego. O ponto mais visitado é o mundialmente famoso Preikestolen (“a Rocha do Púlpito”), a 30 quilômetros da cidade e 604 metros acima do nível do mar. Em termos de beleza cênica também não ficam para trás o o fiorde Lysefjord e a praia de Sola beach.

O centro histórico de Stavanger é a herança cultural da região e merece muita atenção. A Gamle Stavanger, ou Cidade Velha, é uma região ideal para caminhadas, com ruelas delicadas e casinhas de madeira que preservam a arquitetura dos séculos XVIII e XIX. Também no centro você pode visitar os museus da cidade, como o Museu Norueguês do Petróleo, O Museu de Belas Artes de Stavanger e o Museu Norueguês de Enlatados.

Embora a fama mundial se dê por razões estéticas, Stavanger também é uma cidade universitária onde ficam reconhecidas instituições de ensino superior e pesquisa. Esta qualidade reflete-se na animada atmosfera urbana da cidade e na grande variedade de oportunidades para compra e experiências gastronômicas.

Junto à cidade de Sandnes, Stavanger é a capital européia do petróleo e da energia – grande parte da enconomia local e da renda da populacão de ambas está diretalmente relacionada ao setor petrolífero. A indústria atrai uma variedade enorme de nacionalidades à região, o que faz de Stavanger certamente um destino internacional. O “Internacional Sola”, aeroporto da cidade, é o segundo maior da Noruega em volume de tráfego aéreo internacional. Dele existem vôos diretos que conectam Stavanger a mais de 60 destinos diferentes. Do aeroporto até a cidade existe um confortável sistema de ônibus, que faz o translado até o centro, a cerca de 30 minutos.